10 de janeiro de 2013

Os 10 melhores livros de 2012

Pois é... mais um ano acabou e 2012 já ficou pra trás, repleto de lembranças boas, más, e, é claro, livros! Por isso decidi fazer esse post, no qual dividirei com vocês os 10 melhores livros do ano. Mas primeiramente queria desejar a vocês um ótimo 2013, repleto de realizações e boas leituras!
Bom, então vamos lá?

Com uma trama que aborda um dos maiores males da atualidade, Garotas de Vidro me ganhou pela forma real como a autora construiu a sua história. Os sentimentos da protagonistas por vezes são tão intensos e realistas que estar em sua cabeça chega a ser perturbador. Devido a isso, considero o livro como um dos melhores que já li na vida, e com certeza pretendo conhecer melhor o trabalho da autora.







De longe uma das melhores obras de ficção fantástica nacionais que já li, Dragões de Éter foi um livro que me surpreendeu muito - positivamente. Repleto de referências a clássicos da cultura pop, e traços de contos infantis presentes no enredo, Raphael Draccon criou um livro que mostra o melhor da literatura nacional - e que, com certeza, não poderia ficar de fora daqui. 








Uma distopia peculiar, sombria e repleto de mistérios, Correr ou Morrer é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores obras distópicas que já tive o prazer de ler. Com um ritmo incansável, inúmeras reviravoltas e um enredo cheio de surpresas, James Dashner começou com o pé direito a trilogia Maze Runner, e mal posso esperar para ler os próximos volumes!









Esse livro me chamou primeiro a atenção pela capa - que, convenhamos, é perfeita. Mas depois de ler as suas quase 400 páginas, posso dizer que não só sua parte gráfica é perfeita; Laini Taylor construiu um universo fantástico diferente de tudo o que já li - uma trama totalmente bem bolada onde cada página é uma surpresa. Que venha Days of Blood and Starlight! 








Ah, o que falar de O Circo da Noite? S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L. Sei que muitas pessoas odiaram o livro, e eu consigo entender o por que. Mas foi impossível eu não me apaixonar pela obra de Erin Morgenstern: com uma atmosfera sombria, tendo como plano de fundo um cenário repleto de magia, O Circo da Noite é aquele típico livro onde você, se pudesse, gostaria de viver para sempre. 








Acho que nem preciso falar muito desse livro, né? Cassandra Clare é simplesmente uma das minhas autoras preferidas - acho genial a maneira como ela desenvolve suas histórias, dando vida a personagens únicos em um mundo envolto por fantasia da melhor qualidade. E isso se repetiu na prequel de Os Instrumentos Mortais, Anjo Mecânico, cujo diferencial está justamente no clima da Londres Vitoriana. Leitura obrigatória para quem é fáã de Jace e Clary e quer conhecer mais sobre o universo dos Caçadores de Sombras!






Caminhos de Sangue também foi uma das maiores surpresas de 2012. O livro, escrito pela americana Moira Young, possui uma maneira diferente de abordar a distopia - o enredo e a narrativa extremamente diferentes fizeram com que eu me apaixonasse pela história de Saba. Contando os dias para Rebel Heart!
Resenha aqui.










Mais uma distopia, mas dessa vez com uma pitada de ficção-científica. Jogador Nº 1 é o livro perfeito para os nerds de plantão: com o foco principal em um jogo de realidade virtual, o livro possui diversas referências à cultura dos anos 80, o que, para mim, é o ponto alto da obra. Com uma adaptação cinematográfica vindo por aí, Jogador Nº 1 é aquele livro que todo mundo deveria ler.
"Você vai rir, vai chorar, e ainda vai pedir por mais". Essa é a frase assinada por Markus Zusak presente na capa de "A Culpa é das Estrelas" e, sinceramente, nada resumiria esse livro melhor. Simplesmente me apaixonei pelos personagens, pela história e pelas intrigas criadas por John Green, um autor que criou uma das histórias mais emocionantes que já li, e que ainda assim conseguiu me tirar altas gargalhadas. "A Culpa é das Estrelas" é aquele livro que te faz questionar inúmeras coisas e nos faz repensar algumas atitudes. Recomendadíssimo!
Resenha aqui.
E no topo da lista temos ele: Beautiful Chaos! Único livro em inglês presente na lista, é o terceiro volume da série Beautiful Creatures, com o lançamento no Brasil marcado para meados de Fevereiro. Acho que quem já acompanha o blog já deve saber o quanto eu amo esta série, e apesar de ter lido todos os quatro volumes, para mim, Beautiful Chaos continua sendo o melhor. Com estreia do filme prevista para 14/02, Beautiful Creatures (Dezesseis Luas) é uma série perfeita para quem gosta de um jovem-adulto sobrenatural bem escrito, com muita ação, romance e mistérios.




Bom pessoal, essas foram as minhas melhores leituras de 2012! Quais foram as suas? Deixe nos comentários!
Espero que tenham gostado, e até a próxima \o/

10 comentários:

  1. Da pra acreditar que eu não li nenhum livro desses?
    Eu queria ler garotas de vidro, quando eu fui na livraria fiquei com muita vontade de comprar ele, mais acabei trocando por outro.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Érika :/
      Mas da próxima vez, fica com ele! É muito bom!

      Abs!

      Excluir
  2. Amei esse post.
    A culpa é das estrelas foi o melhor livro que li em 2012.
    Estou louca para ler Feita de Fumaça e Osso e mais alguns livros da lista.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. também não li nenhum livro dessa lista, mas conheço a maioria. parecem ser ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Só li dois desses da sua lista. A Culpa é das Estrelas e Garotas de Vidro. Adorei os dois.

    Em relação ao seu primeiro lugar, tenho que dizer que já tentei ler o primeiro livro e não gostei muito. Acho que vou tentar ler novamente antes do filme. Nunca se sabe...

    Bjs

    http://americanmuffins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Bianca :/
      Beautiful Creatures é uma das minhas séries preferidas. Realmente o começo é um pouco lento, mas eu aconselho você a dar mais uma chance!

      Abs!

      Excluir
  5. Que seleção legal!
    Já li alguns:

    - Dragões de Éter: Caçadores de Buxas
    Já tem um tempo que o li e o que me lembro foi q por mais que o enredo fosse mt interessante envolvendo branca de neve, os sete anões, peter pan, capitão gancho e outros clássicos, lembro de ter achado a leitura cansativa, mas, de novo, faz tempo, pretendo dar a chance ao segundo livro que tenho aqui esqueçido na estante...

    - Caminhos de Sangue
    AMEI esse livro, pesar de que tds os livros q li esse ano, até agora, foram mt bons! Mas esse ocupou um espaço especial no meu coração, não consigo citar nada que tenha feito com que o livro em si fosse ruim, mesmo a forma de escrever da autora me encantou! Os personagens, fortes, determinados! Os cenários mt desafiadores e estimulantes! A única coisa que não gostei de saber é que a sequência ainda não tem data de lançamento no Brasil... :(


    E apesar de ainda não ter lido: Anjo Mecânico
    Com certeza está na minha lista de futuros livros a serem comprados! Só vou esperar para ter toda a sequencia de Instrumentos Mortais lançada para que eu possa comprar e ler.

    Mt bom esse post, gostei mt!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, eu gostei bastante do primeiro de Dragões de Éter! Comecei o segundo, e está no mesmo nível!
      Também acho a mesma coisa de Caminhos de Sangue! E uma pena mesmo termos de esperar muito por Rebel Heart D:
      E quanto a Anjo Mecânico, se você gosta de TMI, tenho certeza de que irá gostar! (eu, particularmente, até acho melhor)
      Que bom que gostou do post :D

      Abs!

      Excluir
  6. Oi, tudo bom? Antes de mais nada quero dizer que curto muito teu blog e que nomeei ele no meu blog, Um Simples Leitor, para participar de um selinho :D
    Dá uma conferida lá: http://umsimplesleitor.blogspot.com.br/2013/01/selinho.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Hey Gui! Eu li 3 dessa lista (Dragões de Éter, Jogador Número 1 e A Culpa é das Estrelas) e o quarto, Anjo Mecânico, lerei muito que em breve.
    Adorei a forma de como você descreveu os livros.
    Abraços, amigo!

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir